domingo, 1 de julho de 2012

Com um protesto de indignidade população luta contra aumento abusivo de políticos...

População de Fortaleza (CE) se mobiliza contra aumento de salário de vereadores/as


29/6/2012 18:19, Por Adital


A população de Fortaleza, capital do Ceará, no Nordeste do Brasil, não ficou parada diante da notícia de que a Câmara Municipal iria votar por um aumento de mais de 60% no salário de vereadores/as. Além de comentários contrários ao projeto de lei, usuários/as das redes sociais divulgaram um abaixo-assinado e organizaram manifestações contra o aumento. A próxima ação ocorrerá na terça-feira (3), na Câmara Municipal de Fortaleza, a partir das 9h.

As manifestações são contra o projeto de lei apresentado na terça-feira (26) pela mesa-diretora da casa, o qual estabelece um aumento no salário dos/as vereadores a partir do próximo ano. Se for aprovada, a remuneração passará dos atuais R$9.200 para R$15.031,76, um aumento de mais de 60% para vereadores/as no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2016.

Quando soube do projeto de lei, o designer gráfico Lucas Landim, de 30 anos de idade, disse para si mesmo: “eu tenho que fazer alguma coisa”. Na quarta-feira (27), criou um abaixo-assinadoonline e postou no Facebook um cartaz convocando a população a assinar o documento.

Em apenas três dias, o abaixo-assinado já conta com mais de 7.200 assinaturas. Lucas faz questão de ressaltar que a iniciativa não tem vínculo com nenhum partido político. “Não sou partidário. Tento lutar da maneira que eu posso. Não faço parte de nenhum coletivo”, afirma, lembrando que qualquer pessoa pode tomar uma atitude e se mobilizar.

Um grupo de estudantes fez questão de se manifestar pessoalmente contra o projeto. Na quinta-feira (28), data em que estava prevista a votação do aumento salarial dos vereadores, cerca de 30 jovens foram à Câmara com cartazes rechaçando a iniciativa. Dos/as 41 parlamentares da Casa, apenas 24 estavam presentes no momento em que deveria ocorrer a votação, a qual foi adiada.

Por conta disso, uma nova manifestação está sendo convocada nas redes sociais. Será na terça-feira (3), mesmo dia da votação do projeto, às 9h, na Câmara dos vereadores. “Eu vou na terça-feira e quero entregar o abaixo-assinado pessoalmente nas mãos da mesa-diretora”, comenta Lucas. Ele e outros jovens já estão se articulando, através do Facebook, para a mobilização.

Aumento salarial

No abaixo-assinado, as pessoas que assinam pedem que os/as vereadores/as não votem ou aprovem o projeto de lei que aumento o salário dos/as parlamentares e se demonstram contrárias ao aumento do número de vereadores de 41 para 43. Lucas considera o aumento abusivo e chama a atenção para a forma como está sendo colocado.

Isso porque o projeto estabelece que os/as vereadores/as deverão ganhar 75% do salário dos/as deputados/as estudais, sendo, portanto, constitucional. “Mas é importante dizer que a Constituição [Federal] diz que os/as vereadores podem ganhar ‘até’ 75%, não quer dizer que eles devem ganhar 75% [do salário dos legisladores estaduais]”, observa.

Lucas ainda pede que a população se informe e acompanhe as ações dos/as legisladores/as. E alerta para o cuidado com as fontes de informação. De acordo com ele, está circulando nas redes sociais uma imagem afirmando que o projeto foi votado e com a imagem de vereadores/as que teriam sido a favor, o que não é verdade.

Fonte: http://correiodobrasil.com.br/populacao-de-fortaleza-ce-se-mobiliza-contra-aumento-de-salario-de-vereadoresas/478667/

Nenhum comentário:

Postar um comentário